Sem categoria

Ação celebra dois anos do Projeto Empreender é com Elas com oferta de serviços no Parque da Cidade neste sábado (5)

Foto: Otávio Santos/ Secom PMS

Texto: Camila Vieira/Secom PMS

Com intuito de homenagear as mulheres mães de crianças com deficiência e comemorar o aniversário de dois anos do projeto “Empreender é com Elas”, a Prefeitura de Salvador promove neste sábado (5), das 8h30 às 12h, o evento “Dia Delas”. As diversas atividades lúdicas, de saúde, bem-estar e lazer serão ofertadas no Espaço Colabore, localizado no Parque da Cidade, no Itaigara.

Aberta ao público, a atividade irá ofertar às mães atípicas sessões de massagens corporais e faciais, aulão de FitDance, brincadeiras para crianças, serviços estéticos com trancistas, limpeza de pele, auriculoterapia, fisioterapia, nutrição, orientação vocacional, além de atividades de musicoterapia, psicomotricidade e orientações de psicopedagogas.

A programação é organizada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ), Guarda Civil Municipal (GCM) e das faculdades Anhanguera e Unime.

Segundo a diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, o evento é um momento muito especial para essas mães. “Será um dia de descontração para elas, que acima de tudo são mulheres. Sabemos que entregam suas vidas para cuidar dos filhos. Logo, é cuidar de quem cuida e reafirmar a política de sensibilidade do poder público com as mães atípicas”, frisa Pina.

A ação também visa reforçar a importância do projeto “Empreender é com Elas”, iniciativa lançada há dois anos pela Sempre que visa profissionalizar mães de filhos com deficiência ligadas a associações ou ONGs atendidas pela pasta. “Um projeto criado a partir da escuta dessas mulheres e das suas necessidades.  Então, queremos celebrar as conquistas que alcançaram a partir dessa iniciativa”, assinala a diretora.

Ao longo desses dois anos, foram realizadas parcerias para a implementação de cursos com associações ligadas aos direitos de pessoas com deficiência, a exemplo do centro Dia, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador (Apae), Associação de Microcefalia e Acolhimento com Empatia (Amae), Associação de Mães, Amigos e Pais Extraordinários (Amape), Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef) e Cristais do Amor.

O objetivo é criar possibilidades para que essas mulheres possam empreender nas áreas de alimentação, confecção de bijuterias, doces e salgados, corte e costura, artesanato e outras de interesse.

De acordo com secretário da Sempre, Júnior Magalhães, o projeto foi pensado para atender à demanda de profissionalizar mães de filhos com deficiência que participam de associações ou ONGs.

“Sabemos que a maioria das mulheres que são mães de filhos com deficiência fica impossibilitada ter uma carreira profissional ou trabalhar, pois precisam dispensar total dedicação ao cuidado com seus filhos ao longo da vida. O ‘Empreender é com Elas’ atua exatamente na qualificação dessas mães, através de cursos e feiras para exposição dos produtos que elas confeccionam. Sabemos que é uma ação importante no auxílio da construção da independência dessas mulheres ”, frisou o titular da pasta.