Os primeiros três dias do Carnaval 2025 em Salvador registraram queda nos índices de criminalidade em relação ao ano passado, conforme divulgado neste domingo (2), durante reunião de avaliação da Operação Carnaval. O encontro, realizado no Quartel dos Aflitos, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador e coordenador do Carnaval da Bahia, Geraldo Júnior, além de secretários e autoridades estaduais.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) registrou a passagem de 4,8 milhões de foliões pelos circuitos, sem nenhum crime grave até a madrugada deste domingo. O sistema de Reconhecimento Facial ajudou na captura de 24 foragidos da Justiça, com mandados por roubo, tráfico de drogas, furto e pensão alimentícia.
Os furtos caíram 37%, passando de 616 para 390 registros, e os roubos tiveram redução de 41%, com 55 ocorrências contra 93 no ano anterior. Quinze pessoas foram presas em flagrante por tráfico, furto, lesão e receptação, além da emissão de 70 Termos Circunstanciados de Ocorrência e 143 perícias realizadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Nos Portais de Abordagem, a Polícia Militar interceptou 2.057 objetos proibidos, incluindo facas, estiletes e chaves de fenda. Cães farejadores auxiliam na identificação de drogas. O vice-governador Geraldo Júnior destacou que a queda nos índices de criminalidade é resultado do trabalho integrado das forças de segurança e da rede de proteção social