Para cuidar de quem protege a população durante a maior festa de rua do planeta, a Polícia Militar da Bahia, por meio do Departamento de Promoção Social (DPS), realiza um conjunto de ações voltadas ao cuidado da tropa na semana da folia baiana.
Com equipes multidisciplinares, o DPS busca acolher o efetivo de policiais militares, tanto os que já atuam na capital, quanto os vindos do interior do estado para trabalhar no Carnaval de Salvador. A unidade terá equipes de atendimento psicológico em plantões de 24 horas na sede do Departamento de Pessoal, nos Barris, e na Vila Policial Militar do Bomfim (VPMB), onde funciona o Hotel de Acolhimento da PM. No hotel, serão desenvolvidas, durante o dia, atividades de saúde integral pela Coordenação de Valorização da Mulher e atendimentos psicológicos.
Na sede do DPS, no Jardim Baiano, uma equipe de atendimento multiprofissional também atuará em plantão de 24 horas, estando disponível para intervenções em intercorrências biopsicossociais, assim como rondas preventivas e atendimentos nos postos de reunião de tropa (PRTs) e nas bases de alojamento. No mesmo local, uma equipe de assistência social realizará monitoramentos e encaminhamentos de situações direcionadas pela equipe multiprofissional. A assistência religiosa atenderá tanto nos Barris quanto na VPMB.
Através da valorização e da capacitação da tropa, a Polícia Militar da Bahia proporciona uma segurança cada vez mais qualificada à população no Carnaval de Salvador.
Fonte: DCS/PMBA