Sem categoria

Agência Minas Gerais | Governo de Minas e Sistema Ocemg firmam parceria para apoio técnico a cooperativas

A cerimônia de abertura da ExpoQueijo Brasil 2024 – Araxá International Cheese Awards, na noite da quinta-feira (27/6), foi marcada pela assinatura simbólica de um acordo entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e o Sistema Ocemg para o fortalecimento de cooperativas da agroindústria familiar. 

A ação conjunta envolve, entre outros pontos, a seleção de quatro empreendimentos coletivos para receberem capacitações e consultorias das equipes técnicas do Sistema Ocemg e da Secretaria de Agricultura sobre organização produtiva, parcerias estratégicas e posicionamento de marca, entre outros temas. 

“Esse acordo chega principalmente para o aperfeiçoamento de  cooperativas, que receberão treinamentos em gestão e questões de mercado, para que seus produtos ganhem mais espaço e sejam comercializados no Brasil e no mundo”, afirma o secretário de Agricultura, Thales Fernandes.

O edital de chamamento público está disponível no site da Seapa ou clicando neste link. Podem se inscrever, até o dia 30/6, empreendimentos coletivos de quaisquer segmentos da agroindústria familiar.

Os objetivos são aumentar a eficiência dessas cooperativas, agregar valor aos produtos e beneficiar os produtores associados com melhores oportunidades de emprego e renda. O plano de trabalho tem duração de 30 meses, com a possibilidade de prorrogação.

Plano de trabalho

As atividades de apoio técnico previstas no edital terão início assim que publicado o resultado do processo seletivo, no próximo mês de agosto. A definição da metodologia de trabalho será competência do Sistema Ocemg, conforme estabelecido no Acordo de Cooperação Técnica assinado nessa quinta. 

As capacitações irão ocorrer a partir das demandas dos produtores, parte indispensável do diagnóstico para elaboração do plano de ação. Estão previstas ainda reuniões periódicas para atendimento e acompanhamento das cooperativas selecionadas.

Os resultados obtidos pelos produtores rurais por meio das cooperativas costumam superar os da ação individual, através da negociação e venda coletiva, do beneficiamento de produtos, da criação de uma marca comercial ou até mesmo pela ampliação do acesso à pesquisa, assistência técnica e extensão rural.

Expoqueijo

A ExpoQueijo Brasil 2024 acontece de 27 a 30/6, no Grande Hotel Termas de Araxá, no Alto Paranaíba. Neste ano, o Concurso Internacional de Queijos Artesanais, que faz parte da programação do evento, tem cerca de 1.100 concorrentes inscritos nas mais de 40 categorias. 

A curadoria da disputa, a metodologia de avaliação e o treinamento dos cerca de 200 jurados está novamente a cargo da equipe de pesquisadores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

A realização é da Bonare Eventos, com o apoio do Governo de Minas, por meio da Seapa e de suas vinculadas, a Emater-MG, a Epamig e o IMA, além do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura MG, do Sebrae, dos Sistemas Faemg e Ocemg, da Prefeitura de Araxá e de associações de produtores.