Sem categoria

Ambulatório de Oncologia do Prontovida realiza 187 atendimentos em um mês de funcionamento

O Ambulatório de Oncologia do Hospital Municipal Prontovida (HMP) já realizou 187 atendimentos em seu primeiro mês de funcionamento. O serviço iniciou atividades no dia 6 de maio deste ano para atender pacientes com suspeita clínica de câncer, encaminhados pela Central Municipal de Regulação.

Do total de atendimentos realizados desde a abertura do Ambulatório, foram registradas 74 consultas, 65 exames de endoscopia e 48 exames de colonoscopia. Todos os 74 pacientes, tanto de João Pessoa como de outros municípios, atendidos no serviço, já foram encaminhados para seus respectivos tratamentos.

Para o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, o Ambulatório de Oncologia do HMP reflete a importância da unidade hospitalar no cuidado à saúde da população da Capital. “O acesso ao Ambulatório tem facilitado diagnóstico precoce do câncer, o que é primordial para um prognóstico mais favorável. Além disso, permite que os pacientes iniciem o tratamento o mais rápido possível, aumentando suas chances de cura” afirmou.

No serviço, os usuários passam por atendimento com médicos oncologistas, e, no local, ainda podem ser realizadas biópsias, exames de imagem e até procedimentos para alguns tipos de câncer.

“O Ambulatório tem a finalidade de reduzir o tempo para definição diagnóstica, completar o estadiamento da neoplasia e, com isso, permitir que o tratamento específico ocorra mais rápido e de forma mais eficaz nos hospitais prestadores para onde os pacientes são encaminhados”, explicou Gabriela Azevedo, diretora da Central de Municipal de Regulação.

Serviço – Para ter acesso aos atendimentos do Ambulatório de Oncologia do HMP, o paciente deve procurar, primeiramente, a Central de Regulação Municipal, com solicitação médica e cópia dos documentos pessoais (RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência) para triagem e encaminhamento à consulta com especialista em Oncologia.  

Para mais informações sobre os agendamentos de consultas oncológicas, o usuário pode entrar em contato com a Central de Regulação de João Pessoa, através dos telefones: 3213-7630/3213-7628. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e está localizado na Avenida Rio Grande do Sul, número 1.280, Bairro dos Estados.