Sem categoria

Ações da Prefeitura reforçam conscientização sobre o autismo

Ariane Caldas


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Os munícipes que passaram pela ECO (Estação Conexão de Ônibus) do Campos de São José na manhã desta quinta-feira (4), puderam participar das ações da Prefeitura de São José dos Campos de conscientização sobre a importância da inclusão e do respeito à pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista), por meio de folhetos informativos e com orientações.

A iniciativa busca reforçar a campanha “Lugar do autista é em todo lugar” e faz parte do pacote de atividades que serão desenvolvidas em abril, mês de conscientização do autismo.

Andréa Cristina Pereira é mãe do Gabriel Carlos, de 18 anos, que é autista. Ela conheceu os serviços da Prefeitura por meio da Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência e encontrou parceiros para a luta pela inclusão. 

“Eu já passei por diversas situações dentro dos ônibus com o meu filho por falta de conhecimento das pessoas. Essa ação está sendo muito importante, pois leva informação à população”, disse.

Andréa também reforçou que a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) funciona como uma ferramenta de inclusão. “Tem me ajudado muito, pois facilita a identificação do autista sem causar constrangimentos”, destacou. 

Programação

Nesta sexta-feira (5), às 14h, o Cras Eugênio de Melo (Rua Juvenal Santos, 15, Galo Branco) realiza uma roda de conversa com os autistas e suas famílias. Para participar não é necessária inscrição, basta comparecer na unidade no horário indicado.

Já no sábado (6) o espaço será o Parque Santos Dumont, na região central, das 9h às 13h. O público que passar pelo parque vai receber informações sobre a importância da inclusão e o respeito da pessoa com TEA.

Até o fim do mês estão previstas palestras e capacitações sobre o autismo em empresas privadas, igrejas e para os servidores municipais, para que todos possam atender e acolher da melhor forma possível crianças, adultos e respectivos familiares.

Carteira de Identificação

A Ciptea é mais uma ferramenta de inclusão social. O documento facilita a identificação desse público, garantindo os direitos e o atendimento prioritário.

Desde o início da ação, em 2021, são 1.700 pessoas com o transtorno que possuem a carteirinha. A iniciativa foi lançada com base na Lei Federal 13.977/2020, que estabelece a emissão do documento.

A carteira pode ser solicitada por meio de um cadastro digital, disponível no site da Prefeitura no ícone Prefbook. O interessado deve preencher os dados e anexar os documentos necessários para validação.

Assistência

São José possui uma ampla rede de proteção e serviços para as pessoas com deficiência, desenvolvida e realizada pela Prefeitura. O planejamento e a execução dessas políticas públicas visam garantir autonomia, sociabilidade, proteção e respeito para essa população.

A RIA (Rede de Inclusão ao Autista) oferece assistência mais ampla às pessoas com diagnóstico de TEA, por meio de um sistema de informação unificado que possibilita acompanhar o histórico de atividades e a inclusão desses cidadãos em diversos serviços municipais.

O serviço integrado permite o acompanhamento e monitoramento para inclusão social e no mercado de trabalho, ressocialização, promoção de saúde, apoio psicossocial e reabilitação. O objetivo é também proporcionar apoio integral às famílias, por meio de palestras e seminários.

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão