Prefeitura abre as portas de estande na Expogrande com presença de autoridades estrangeiras – CGNotícias

Autoridades estrangeiras do Chile e de Luxemburgo participaram, nesta quinta-feira (4), da abertura oficial do estande da Prefeitura de Campo Grande na Expogrande 2024, que ocorre até o dia 14 de abril, no Parque Laucídio Coelho.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação – CORE Tarapacá, Germán Quiroz, expressou sua alegria por estar pela quinta vez em Campo Grande. “Estamos novamente em Campo Grande, uma cidade encantadora, acolhedora, limpa e segura. Viemos com o objetivo de participar da Expogrande 2024, um evento de grande importância para a cidade, o estado e o país. Estamos acompanhados por uma delegação composta pelos principais diretores do Porto de Iquique e pelos responsáveis do Escritório de Tarapacá em Campo Grande. Estamos todos unidos em uma missão de integração, com foco neste grande projeto que é a Rota Bioceânica, uma integração política, econômica, social e cultural que beneficia toda a América Latina”, afirmou.

A presidente da Empresa Portuária de Iquique, Magdalena Balcells González, explicou que estão interessados em fortalecer a região de Tarapacá e, especialmente, o Porto de Iquique, e que Campo Grande está alinhada a esse projeto, por ser a Capital da Rota Bioceânica. “Queremos ser o destino mais conveniente para a carga dos produtores de Mato Grosso do Sul, para que os empresários locais possam se conectar com os mercados da Ásia e da costa do Pacífico. Campo Grande desempenha um papel fundamental nesse processo, permitindo-nos fortalecer os laços e ter acesso à riqueza de produtos que possuímos e levá-los para outros locais através do Pacífico”, disse.

Mato Grosso é um dos principais estados exportadores do país e ocupa o 11º lugar em relação ao total de envios brasileiros. O Chile está entre os 10 principais parceiros comerciais. As principais commodities exportadas são soja (37%), celulose (14%), milho (9,1%), carne bovina resfriada/congelada (8,6%) e açúcares (8,6%). Quanto às importações, os principais produtos são gás natural (44%), adubos ou fertilizantes (17%) e cobre (7,1%).

A prefeita Adriane Lopes destacou o comércio internacional e pontuou que o estande da Prefeitura será um espaço de negócios. “Serão 11 dias de muito trabalho, e este espaço terá um impacto na economia de nossa capital. No ano passado, recebemos mais de 20 mil pessoas em nosso estande, com palestras, workshops, trocas de experiências e conexões. Estou certa de que este ano iremos superar as expectativas e que cada vez mais seremos uma Capital próspera, não apenas para o presente, mas também para o futuro”, frisou.

O cônsul honorário do Brasil em Luxemburgo, André Bezerril, afirmou conhecer a realidade da Europa e do Brasil e ter a certeza de que Campo Grande é um exemplo para o país. “No que diz respeito ao avanço, ao crescimento, ao desenvolvimento tecnológico no agronegócio e à infraestrutura, acho espetacular. É uma cidade muito bem administrada, que está fazendo grandes esforços, e acredito que Campo Grande irá longe, com essa nova empreitada que é a Rota Bioceânica, onde a capital de Mato Grosso do Sul se torna um centro de importação e exportação para o mundo”, disse.

Para encerrar a cerimônia, o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, convidou todos a participarem da Expogrande. “Durante todos os dias, teremos uma série de palestras, casos de sucesso e empresas que já estão obtendo êxito em Campo Grande. Nesta sexta-feira, teremos a Festa Chilena, que tem o objetivo de mostrar as potencialidades que temos no Chile, no Estado de Tarapacá, muito bem representado aqui neste momento, para os empresários campo-grandenses. No sábado, teremos a noite paraguaia, que também abre grandes possibilidades de negócios. Serão dias em que receberemos diversos países, abrindo possibilidades para que possamos estabelecer grandes conexões”, concluiu.

A Expogrande 2024 é realizada pela Associação dos Criadores de MS (Acrissul) e caminha para sua 84ª edição como referência no agronegócio e entretenimento, reunindo público, expositores e instituições, apresentando tendências, soluções e inovações, além de contar com exposição de animais, leilões, circuito de palestras, shows e oportunidades de grandes negócios.

 

 

#pratodosverem A matéria possui cinco fotos. A matéria de capa  A segunda foto é da presidente da Empresa Portuária de Iquique, Magdalena Balcells González, durante a entrevista. A foto seguinte é da prefeita Adriane Lopes. A próxima foto mostra o cônsul honorário do Brasil em Luxemburgo, André Bezerril, ao lado da comitiva do Chile e das autoridades campo-grandenses.  A foto seguinte mostra toda a equipe da prefeitura junto a comitiva do Chile na frente do estande. A penúltima foto mostra a arquibancada cheia, ao fundo cavaleiros a postos na pista onde ocorrerão os campeonatos e ao centro a prefeita Adriane Lopes em seu discurso. A foto final é da fachada do estande da Prefeitura de Campo Grande.