Sem categoria

Fórum Nacional discute em João Pessoa projetos de trânsito e transporte em troca de experiência entre gestores

O primeiro dia da 116ª Reunião do Fórum de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana em João Pessoa foi um sucesso. O encontro, que reúne autoridades de trânsito do país, vai debater, até esta sexta-feira (5), projetos e propostas que estimulam o desenvolvimento do trânsito e transporte no Brasil. O evento acontece no auditório do Aram Beach & Convention, em Tambaú, a partir das 9h.

Entre as autoridades presentes, Marcos Daniel, diretor de regulação da mobilidade urbana e trânsito urbano do Ministério das Cidades; Luíz Carlos Mantovani Néspoli “Branco”, presidente do fórum e da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); Alexandre Resende, secretário executivo da Associação Nacional de Transportes Públicos; Gilmar Pereira Miranda, secretário de Transportes e Mobilidade Urbana de São Paulo; Glênio Marcelo Cogo, vice-presidente do Fórum Nacional dos Conselheiros Estaduais de Trânsito; e Expedito Leite Filho, superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP).

“Foi um primeiro dia fantástico, onde contamos tanto com presenças nacionais quanto de várias cidades paraibanas, que enviaram representantes, onde partilhamos deste momento de troca de experiências. Com certeza, João Pessoa, que já estava consolidada nos eventos de mobilidade urbana nacionais, agora carimba a gestão municipal em trabalhar cada vez mais e melhor pela mobilidade da nossa cidade, dando sua contribuição para todo o país”, ressaltou Expedito Leite Filho.

O gestor de trânsito e transporte da Capital paraibana também foi empossado como vice-presidente da Região Nordeste do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, além de ser mencionado para concorrer à presidência do Fórum Paraibano. Entre as palestras e plenárias do dia, temas como cidade de João Pessoa – panorama geral das ações do governo em políticas de mobilidade urbana, transporte público, gestão de bilhetagem eletrônica e em mobilidade ativa; estratégias e ações da ANTP em 2024; modelos de implantação de ônibus elétrico no Brasil – estratégias em gestão de negócios; alterações no Código de Trânsito Brasileiro e Resoluções do Contran; mobilidade nas eleições 2024.

Programação – Nesta sexta-feira (5) o evento segue com debates sobre tarifa-zero, PAC da mobilidade, Projeto de Lei do Marco Legal do Transporte Público e políticas para mobilidade ativa. A programação também terá a primeira Reunião dos Secretários Municipais de Mobilidade do Estado da Paraíba. Confira a programação completa no link.