A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizou, nesta semana, mais um treinamento de médicos-veterinários autônomos para atuarem como Responsáveis Técnicos em eventos pecuários de aglomeração (vaquejadas, exposições, leilões) no estado. As aulas aconteceram na sede do órgão em Salvador.
A capacitação visa garantir a sanidade e bem-estar dos rebanhos participantes e padronizar procedimentos em defesa sanitária animal. Durante o treinamento foram apresentados formulários, legislações, manuais e também discutidos temas importantes como ética e cidadania na profissão.
“Durante a abordagem teórica, discutimos as exigências sanitárias para o ingresso de animais nos eventos pecuários, a importância e emissão da Guia de Trânsito Animal – GTA, além da notificação obrigatória de doenças no site da ADAB”, detalha o fiscal estadual agropecuário, que ministrou o curso, Marcos Prinz.
O processo de habilitação dos profissionais para as emissões da GTA será concluso na etapa seguinte, que consiste no agendamento da aula prática para o acesso ao sistema eletrônico SIDAB. “Ao final do curso, eles poderão atuar em todo o estado”, ressalta Prinz.
Somente neste ano, um total de 156 médicos-veterinários autônomos já foram habilitados como responsáveis técnicos para atuarem na atividade. Novos treinamentos estão previstos para acontecer em Eunápolis, Itabuna e Feira de Santana.

