Os museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão vinculado à Secretária de Cultura do Estado (Secult-BA), participam da 19ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de 23 a 28 de setembro, em todo o país. Com o tema Museus e Mudanças Climáticas, a iniciativa convida o público a refletir sobre os desafios ambientais e o papel da arte e da cultura na construção de um futuro sustentável.
No Museu de Arte Contemporânea (MAC_BAHIA), o núcleo educativo promove oficinas, que integram a experimentação artística e recursos tecnológicos. Na terça-feira(23), às 15h, a oficina Arte e eletrônica – Visualização de Dados Ambientais com p5.js oferece experimentação com sensores de temperatura e umidade para criar visualizações artísticas.
Na quarta-feira (24), às 16h, e no sábado (27), às 18h, será realizada a oficina Monotipia Botânica e Experimentos Digitais: impressões artísticas com folhas e flores integradas a camadas digitais. Já na quinta-feira (25), às 15h30, a oficina de fotografia “Imagens Líquidas – explorando a água como elemento estético e simbólico”.
O museu também celebra dois anos de fundação com a Virada MAC_BAHIA (27 e 28), marcada pela abertura da exposição CORPO-CIDADÃO, com obras do acervo – pinturas, fotografias, instalações e vídeos – na Galeria Um, e da mostra solo Tudo que gira, de Caetano Dias, Galeria Dois. A exposição apresenta um conjunto de obras de Dias produzidas em mais de duas décadas, evidenciando a multiplicidade técnica do artista que transita entre pintura, instalação, escultura, performance, vídeo e videoinstalação.
Série Arte-Clima
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) reforça seu compromisso com a sustentabilidade com a Série Arte-Clima, O público poderá participar das oficinas de Arte e Sustentabilidade, no Galpão das Oficinas, de terça (23) a sexta-feira (26), com produção artística a partir de material reciclado, que será reunida numa mostra coletiva.
O impacto do aquecimento global na biodiversidade será discutido na palestra intitulada “Está tudo muito quente, mas e eu com isso? Tudo vai virar museu?”, ministrada pela bióloga Margareth Martinez Falcão, especialista em ecologia marinha, na sexta-feira (26), no Salão das Arcadas, às 15h30. No mesmo dia, às 16h, exibição do filme Caminhando sobre as águas, no Cine MAM, uma parceria com a Sala de Arte e a Mostra Ecofalante de Cinema. O encerramento da programação acontece no domingo (28), às 10h, no Salão Arcadas, com palestra do designer belga Maarten Gielen, referência internacional em economia circular e reuso na arquitetura.
O Museu de Arte da Bahia (MAB) também participa da 19ª Primavera dos Museus com atividades voltadas à valorização da cultura e da preservação ambiental. Um dos destaques é a Oficina de Bancos Indígenas, no domingo (28), às 14h, destinada ao público infantil. A criançada vai aprender pinturas feitas em pigmentos naturais e corte e encaixe de papel para montagem de bancos, sob mediação de Clara Lua e Josane Oliveira.
Como forma de destacar o papel da Feira Agroecológica no MAB, estimulando o consumo de alimentos saudáveis, será oferecida a oficina Suco Vivo, na quinta-feira (25/09), às 10h, quando serão ensinadas receitas de sucos saudáveis, preparados com frutas, folhas e grãos. Ainda na quinta, às 16h, uma roda de conversa integra a atividade Leituras do Mundo, abordando o programa Coleta Seletiva de Porta a Porta, com participação do subsecretário de Sustentabilidade e Resiliência de Salvador, Walter Pinto Junior.
Visitas mediadas
Quem ainda não visitou as exposições Carybé e o Povo da Bahia e Fatumbi – está com fotos de Pierre Verger e Emo de Medeiros – terá a oportunidade de participar de visitas mediadas e acessíveis, com audiodescrição e libras. A primeira ocorre na quarta-feira (24), às 16h, com mediação de Dilson Midlej, e a segunda no sábado (27), às 14h, conduzida pelo curador Alex Baradel.
Parte da Temporada França-Brasil 2025, Fatumbi é uma realização da Fundação Pierre Verger em parceria com o MAB, com apoio da Embaixada da França no Brasil e apoio institucional do Instituto Çaré e Corrupio Vídeo. No domingo, às 18h, o MAB recebe, ainda, o lançamento do livro Thank You Exu, de Nelson Maca, com recital, intervenção de pintura e mesa de discussão.
Parque Histórico
No Recôncavo, o Parque Histórico Castro Alves (PHCA) promove uma programação diversificada para conscientizar o público sobre as mudanças climáticas e a importância da preservação ambiental. De terça (23) a sexta-feira (26), às 10h e 15h, a exposição Uma Aventura Entre os Biomas, com mediação de Karina Machado, convida visitantes a percorrer trilhas ecológicas e conhecer os biomas da Bahia – Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. No mesmo período, no horário de funcionamento do museu (9h às 17h), a exposição Os Sertões de Hansen Bahia apresenta xilogravuras sobre o sertão e sua cultura
Os impactos das ações humanas no meio ambiente e as soluções sustentáveis serão abordados na palestra Mudanças climáticas – o desafio do nosso tempo, ministrada por Maria Clara Sales, de 23 a 26 de setembro, às 15h. No mesmo período e horário, a mediadora Diana Aleluia Silva oferece a oficina Árvore do Clima, com a proposta de refletir sobre as mudanças climáticas de forma criativa, colaborativa e visual.
A tradicional Contação de Histórias integra a programação com a atividade Parques de Histórias, inspirada no livro Terra, a nossa grande casa, da coleção Vamos Salvar o Planeta, sempre às 10h e às 15h. Na quinta (25), às 15h, os estudantes poderão participar das Oficinas de Escrita e Xilogravura, mediadas por Breno Silva e Léo Pessoa, dentro do projeto Ocupação Recôncavo Antirracista, contemplado no edital Residência e Ocupações do IPAC. O encerramento da agenda no PHCA acontece no domingo (28), às 15h, com encenações e leituras dramáticas dedicadas ao poeta que dá nome ao museu.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, embora algumas tenham vagas limitadas e exigem agendamento prévio.
Fonte: Ascom/IPAC