Sem categoria

Surdos em cursos de saúde , manguezais, geografia e larvicida da casca da laranja no Univerciência | SECOM

Neste sábado (20), às 13h30, o Univerciência mostra como termos anatômicos ganharam sinais em Libras, a Língua Brasileira de Sinais e uma pesquisa que busca a restauração inteligente dos manguezais. O programa também traz como um tabuleiro tem facilitado o ensino da geografia e um estudo que transformou a casca da laranja em um larvicida contra o Aedes aegypti.

Pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), criaram sinais em Libras para termos anatômicos que não existiam na língua, incentivando estudantes surdos a ingressarem em cursos da área da saúde no ensino superior. A partir desta experiência, os estudiosos formaram um grupo, composto por surdos, por um tradutor e uma professora de anatomia, para criar os sinais para termos do Sistema esquelético. O conteúdo gerou o módulo de um livro didático, que é referente aos ossos do crânio e está disponível em E-book de forma gratuita.

O programa também explica como cientistas da Universidade Federal do Ceará (UFC) têm realizado estudos que buscam a realização de uma restauração inteligente dos ecossistemas de grande importância ecológica, social e econômica. A pesquisa é realizada em parceria com outras universidades brasileiras e visa utilizar produtos genéticos presentes nos recursos naturais do local para auxiliar na gestão e restabelecimento desse ecossistema ambiental.

Já na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) um tabuleiro para auxiliar no ensino de geografia para estudantes do ensino fundamental foi criado. O jogo apresenta informações didáticas sobre o meio ambiente do Seridó potiguar. Lugar, região e percepção ambiental são temas centrais na metodologia, que busca investir na ludicidade para se aproximar dos alunos.

No desfecho desta edição, o Univerciência traz como a casca da laranja foi utilizada como matéria-prima para a criação de um larvicida, eficaz no combate ao Aedes aegypti e no controle das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. A pesquisa foi desenvolvida por cientistas da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e tem apresentado resultados promissores.

O Univerciência, é o primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a partir da parceria entre a TV Brasil, TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

Serviço :

Surdos em cursos de saúde , manguezais, geografia e larvicida da casca da laranja no Univerciência
Quando: sábado (20), às 13h30. Horário alternativo: quarta-feira (24), às 19h.
Onde: TVE e Canal 222 das novas parabólicas digitais

Fonte: Ascom/Irdeb