Neste sábado (06) vai acontecer o Sul-Americano de Jiu-Jitsu Paradesporto, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, a partir das 09h. O evento vai reunir mais de 70 atletas de toda a América do Sul e deve contar com público de 250 pessoas. O torneio conta com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Aldemare Santana Junior, coordenador do Núcleo de Paradesporto, da Sudesb, celebra a realização do evento na Bahia. “É um momento de valorização dos atletas com deficiência do estado da Bahia. O parajiujitsu vem tomando uma proporção com a Federação Baiana de Jiu-Jitsu e MMA (FBJJMMA), que regularizou o crescimento dos atletas nos programas esportivos e esse evento internacional vem para selar esse crescimento do parajiujitsu da Bahia, afirma.
A competição é promovida pela FBJJMMA em parceria com a World Parajiu Jitsu Federation (WPJJF) e a Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP). Os resultados dos atletas no torneio valem muitos pontos para os rankings, por ser uma disputa internacional, o que pode os classificar para representar a Bahia e o Brasil no mundial em Abu Dhabi, além de valer também na busca do sonho paralimpíco.
O presidente da FBJJMMA, Evandro Nascimento, ressalta o aspecto global do campeonato. “Vamos ter a presença de dirigentes nacionais e internacionais e atletas de diversas categorias funcionais”, comenta. As lutas estão marcadas para começar às 10h30.
Presente em uma reunião mais cedo na sede da Sudesb, no Estádio de Pituaçu, Elcirley Luz, presidente da Federação Brasileira de Jiu Jitsu Paradesporto (FBJJP) destaca a realização de eventos no Estado. “A importância da reunião de hoje foi para entender os protocolos que o Estado da Bahia mantém para que tudo caminhe dentro da legalidade para que o esporte trabalhe na linha do esporte, mas também da educação, da segurança pública, do aspecto social, dentre outros. Hoje, o Estado da Bahia trabalha para aqueles que mais precisam dos seus ativos, inclusive no esporte”.