Ícone do site BAHIA PRIME

Desafio Mucugê movimenta Chapada Diamantina neste final de semana como etapa do circuito brasileiro de ciclismo | SECOM

O Desafio Mucugê Raça Forte de MTB 2025 acontece neste final de semana na histórica e turística cidade da Chapada Diamantina, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). A 12ª edição da competição terá largadas no sábado (06) e no domingo (07) e valerá pelo ranking brasileiro XCS3 da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Mais de 400 ciclistas de todo o país e cerca de dois mil pessoas estarão visitando a região por causa do evento. Disputadas em 19 categorias, por homens e mulheres de diversas faixas etárias, as provas têm dois trajetos principais, de 35 km e 150 km, válidas pelos campeonatos baiano e brasileiro de mountain bike.

A largada e a chegada acontecem em frente ao Cemitério Bizantino, um dos principais atrativos de Mucugê. O município abriga, também, o Museu Vivo do Garimpo, o projeto botânico Sempre Viva, rios, cachoeiras e manifestações culturais, como a centenária Filarmônica 23 de Dezembro.

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora a oportunidade de unir o esporte com o aspecto cultural, econômico, turístico e especial da prova, que terá ações solidárias de arrecadação de alimentos vinculada à retirada dos kits e incentivos de premiação de bicicletas para as melhores redações de alunos da rede municipal de ensino.

“O esporte precisa ser utilizado para fomentar não só a prática esportiva, vinculada à saúde física e mental, ou o lazer, mas também as demais esferas da vida: o social, a economia, o turismo, a cultura, a educação, dentre outros. Ficamos muito felizes em apoiar eventos dessa magnitude nacional e técnica com tamanha responsabilidade social no interior da Bahia, interiorizando também as políticas públicas do esporte pelo Governo do Estado da Bahia, através da Sudesb, da Setre e da Setur”, comenta Vicente.

A programação inicia nesta sexta-feira (05)  com a entrega dos kits ultra pró, sport e light no mesmo local da prova. Já as largadas das categorias e-bike, ultra pro e corrida kids acontecem no sábado, 06, respectivamente, às 7h45, 8h, e 9h40. No domingo (07) as largadas serão às 7h45 para a e-bike e às 8h para as categorias pro, sport e light. A programação é completa com o cicloturismo às 9h e a cerimônia de premiação às 13h.

“É um evento motivador, porque consegue aliar esporte e turismo, trazendo também familiares e amigos dos atletas, para viver experiências inesquecíveis, numa das regiões mais bonitas da Bahia, do Brasil e do mundo”, destacou Welliton Camandaroba, da Alto Paraguaçu Eventos, organizadora da competição.

Além de ser uma das principais provas do calendário nacional, o Desafio Mucugê tem o objetivo de contribuir com a formação de um bem social através do esporte e promover o uso sustentável do meio ambiente que é o palco dos atletas, promovendo ganhos significativos para cidade de Mucugê e região tanto sociais, quanto ambientais e econômicos.

A prova possui três percursos: ultra pro 150 km, sport 60 km e o light 35km. Os percursos possuem trechos técnicos com single-tracks, subidas e descidas frenéticas que vão mexer com a adrenalina dos competidores. O percurso light desfrutará das belas trilhas de Mucugê em trechos de menor exigência física e técnica.

“Mucugê é um dos destinos mais procurados da Chapada Diamantina, com seu rico patrimônio histórico e natural, além do enoturismo. Essa importante disputa de mountain bike é uma atração que percorre trilhas cinematográficas e tem o nosso incentivo, para potencializar essa zona turística, que está entre as mais procuradas por brasileiros e estrangeiros”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

O Desafio Mucugê 12ª edição promete ser uma das provas mais movimentadas da temporada de Mountain Bike 2024 do Brasil, sob a realização da Federação Baiana de Ciclismo (FBC) e da empresa Alto Paraguaçu Eventos e Marketing, com a chancela da CBC; o patrocínio das empresas Bahiagás e Redemix através do programa FazAtleta; e o apoio da Setre, da Sudesb e da Setur.

Sair da versão mobile