O município de Sento Sé conta com uma Unidade Colaborativa Descentralizada (UCD) da Justiça Federal, instalada no Loteamento Cidade Nova, que tem facilitado o acesso da população a serviços essenciais sem a necessidade de deslocamento para outras cidades, como Juazeiro.
Na unidade, os cidadãos podem realizar perícias médicas de processos que tramitam na Justiça Federal, especialmente nos casos de benefícios por incapacidade, como auxílio-doença, e assistenciais para pessoas com deficiência. Também são realizadas audiências relacionadas a aposentadoria rural, salário-maternidade e outros benefícios, além de consultas de processos e atendimentos presenciais com orientações diretas.
O juiz federal titular, Rodrigo Gasiglia de Souza, destacou a importância do equipamento para a cidade. “A população de Sento Sé já conta com a Unidade Colaborativa Descentralizada da Justiça Federal, que atende localmente os cidadãos. No entanto, muitas pessoas ainda não conhecem todos os serviços e benefícios oferecidos pela unidade, que está aqui para facilitar o acesso e garantir direitos”, afirmou.
Além dos atendimentos presenciais, a UCD também oferece balcão virtual e atendimento remoto, proporcionando economia de tempo e recursos aos moradores, que não precisam se deslocar para outras cidades em busca desses serviços.
A supervisora da unidade, Paula Batista, reforçou que a estrutura só é possível graças ao compromisso da gestão municipal. “O funcionamento em nosso município só é viável devido ao apoio contínuo da Prefeitura. Cabe à gestão municipal a manutenção da estrutura física, limpeza, fornecimento de materiais, bem como a disponibilização de servidores e insumos necessários ao pleno funcionamento do espaço. Dessa forma, toda a estrutura existente é resultado do investimento mensal da Prefeitura, garantindo que a população tenha acesso adequado e eficiente à Justiça Federal”, ressaltou.
A UCD da Justiça Federal em Sento Sé funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Loteamento Cidade Nova. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone (74) 9 8135-9445.
—
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE