A quarta convocação para o edital 001/2025 do programa Partiu Estágio foi anunciada pela Secretaria da Administração do Estado (Seab) na sexta-feira (22), para a chamada de mais 393 universitários, que irão atuar em órgãos públicos do Governo do Estado. Publicado em abril, ao todo, o edital ofertou 5.504 vagas para 237 municípios. Desde o primeiro semestre, 6.117 pessoas foram convocadas, entre inscritos e candidatos do cadastro de reserva.
Estudante do curso de Comunicação, Vitória Santos estagia pelo programa Partiu Estágio na Secretaria de Educação do Estado (SEC) e vê na experiência uma grande oportunidade. “É uma chance de crescer, de me desenvolver, de evoluir. A prática é fundamental. A gente acaba também tendo uma visão bastante ampla sobre a mídia, a sociedade e as instituições públicas”, compartilhou.
Para além do aprendizado, o programa possibilita que estudantes universitários adquiram experiência profissional nas suas áreas de formação. Para a funcionária da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), Julia Rodrigues, o Partiu Estágio foi a porta de entrada para o mercado de trabalho.
“Eu fiquei sabendo pela minha professora da faculdade. Ela falou com a gente sobre o programa, que ainda estava bem no início e aí, poucos meses depois, abriu o edital e eu fiz a inscrição. Já tinha tentado estágio em alguns locais, tinha feito entrevistas, mas é complicado e o Partiu Estágio dá essa oportunidade de forma justa, por sorteio e, principalmente, priorizando aqueles estudantes que são contemplados por programas como o Prouni, pessoas inscritas no CadÚnico”, observou Julia.
Cássio Santos integra a equipe de Redes Sociais da Secretaria da Comunicação do Estado (Secom) e também foi efetivado depois do período de exercício no programa Partiu Estágio. “Foi através do Partiu Estágio que eu consegui a minha primeira experiência em comunicação. Então, o programa foi, com certeza, uma porta que se abriu e eu posso dizer que mudou a minha vida profissional, pessoal e familiar. Eu consegui realizar um sonho de criança”, acrescentou.
Sobre o programa
Lançado em 2017, o programa, criado pelo Governo da Bahia, tem o objetivo de facilitar o ingresso de estudantes universitários no mercado de trabalho. Segundo a Saeb, desde sua criação, o programa já beneficiou mais de 23 mil estudantes.
Texto: Marina Bittencourt/GOVBA