Mais conhecida como Conjuração Baiana, a Revolta de Búzios foi um marco na história do Brasil e principalmente da Bahia. A favor da liberdade, igualdade racial e implantação de uma República no estado, o evento histórico ocorreu entre 1798 e 1799, se tornando uma faísca para a Independência da Bahia que aconteceu décadas depois.
Por sua importância, o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA), promove a mesa de conversa “Vozes de 1798: Memória, Luta e Reivindicação Popular na Revolta dos Búzios”. O evento propõe refletir sobre a Revolta dos Búzios como um marco fundamental da luta popular no século XVIII, destacando suas vozes, memórias e reivindicações por igualdade e justiça social.
A mesa conta com a presença do cineasta Antônio Olavo, da historiadora Bárbara Saldanha e do professor, Flávio Márcio Cerqueira do Sacramento. A atividade integra a programação especial do APEB dedicada à valorização de eventos históricos cuja documentação é custodiada pela instituição. Assim, incentivando o debate histórico e a ampliação do acesso à memória documental sobre a Revolta dos Búzios.
O evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Fundação Pedro Calmon e os participantes presenciais terão direito à certificação.
Serviço
O quê: Mesa de conversa “Vozes de 1798: Memória, Luta e Reivindicação Popular na Revolta dos Búzios”
Quando: 22 de agosto (sexta-feira), das 13h30 às 16h30
Onde: Auditório do Arquivo Público do Estado da Bahia – APEB (Ladeira Quintas dos Lázaros, nº 50, Baixa de Quintas, Salvador)
Entrada gratuita
Fonte: Ascom/FPC