Noticias

Estado assina termo de entrega das chaves do Palacete Saldanha para construção da nova Caixa Cultural de Salvador | SECOM

Nesta quinta-feira (21), o governador Jerônimo Rodrigues recebeu o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), o desembargador Jeferson Muricy, em seu gabinete oficial no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O encontro marcou a entrega das chaves do Palacete Saldanha ao Estado da Bahia, que será cedido à Caixa Econômica Federal (CEF) para sediar a nova unidade da Caixa Cultural Salvador. O valor investido pelo Governo do Estado foi de quase R$ 5 milhões, que será revertido para o pagamento de ações trabalhistas, no âmbito do TRT-5. Na mesma ocasião, Jerônimo também foi homenageado pelo Tribunal com a Comenda Coqueijo Costa, no grau Grã-Cruz.

“Vamos ter um parque cultural muito forte. Esse complexo chega em boa hora e eu queria agradecer aos desembargadores por esse envolvimento. Em breve, os usuários, os representantes culturais vão utilizar esse centro. É uma alegria muito grande ter esse equipamento em funcionamento”, destacou Jerônimo.

“Um motivo de grande alegria. Primeiro, porque estamos ajudando a resolver uma questão que se arrasta há muito tempo. Vamos pagar muitos trabalhadores e trabalhadoras, vamos ver aquele equipamento reabilitado, reformado, mantido, prestando serviço de cultura no Centro Histórico, que guarda tantas tradições, tantos valores”, afirmou o desembargador Jeferson Muricy.

Palacete Saldanha

Localizado no Centro Histórico e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), O Palacete Saldanha, também conhecido como Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, foi construído no início do século XVIII, já foi residência e centro de ensino, até ser fechado em 2007 por irregularidades administrativas. Mesmo com todas as transformações, o prédio segue como um dos símbolos arquitetônicos e culturais mais relevantes do Centro Histórico de Salvador. A expectativa agora é de que, com a instalação da Caixa Cultural, o espaço volte a ser um polo de arte e conhecimento.

O casarão vai passar por restauração e reforma custeadas pela CEF.  “A Caixa vê com bons olhos o recebimento dessas chaves, para fazermos um dos maiores centros culturais, se não o maior centro cultural do Brasil”, pontuou o superintendente de Rede da CEF na Bahia, Sâmio Carvalho.

O Ministério da Cultura (MinC) também garantiu atuação na requalificação do entorno, reforçando a importância da revitalização do espaço. O superintendente do Iphan, Hermano Queiroz, lembrou que a missão do órgão é proteger a história. “O Governo do Estado presenteia Salvador com a aquisição desse equipamento. Essa, que será a maior Caixa Cultural, vai, de fato, transformar a dinâmica daquele território”, disse Hermano Queiroz.

Segundo o diretor geral da Secretaria de Cultura (Secult), Tiago Reis, este é um equipamento cultural bastante importante para a cidade e o estado. “Nós temos total interesse que seja entregue para a sociedade o mais rápido possível, com a qualidade que a Caixa Cultural tem de programação artística, de educação, e isso tudo valorizando o patrimônio artístico e cultural que o Palácio Saldanha, depois Liceu de Artes e Ofícios, e agora a maior Caixa Cultural tem, que é bastante relevante para todo o Estado”, indicou Tiago.

Comenda Coqueijo Costa

Concedida pelo TRT-5 desde 2003, a distinção reconhece personalidades que se destacam no campo do direito, da cultura ou por relevantes serviços à Justiça do Trabalho. “Eu fico muito orgulhoso por receber essa honraria das mãos de vocês e agradeço, já me sentindo comendador Coqueijo”, comemorou o governador.

A honraria já foi entregue a personalidades como os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, Maria Thereza Moura e Alexandre de Moraes; o secretário da Segurança Pública do Estado, Marcelo Werner, e a delegada da Polícia Civil, Heloísa Brito.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA