Sem categoria

Defesa Civil monitora áreas de risco após alerta de chuvas emitido pelo Inmet até a próxima sexta-feira

Prontidão 24h

Defesa Civil monitora áreas de risco após alerta de chuvas emitido pelo Inmet até a próxima sexta-feira


27/03/2024 |
16:00 |
1

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) está monitorando as áreas de risco após receber um alerta Laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que teve início às 9h40 desta quarta-feira (27) e segue até as 10h da sexta-feira (29). Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199 ou ainda pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.  

A previsão é de chuvas na Capital entre 30 mm a 60 mm/h ou 50 mm a 100 mm/dia, com ventos intensos de 30 km a 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Com isso, as equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil seguem de prontidão 24 horas.  

“Nossas equipes estão em alerta para atender a população da Capital, monitorando as áreas de risco de João Pessoa, com atenção especial para as comunidades ribeirinhas e locais próximos a barreiras”, afirmou o coordenador da Defesa Civil da Capital, Jailton Gomes.  

O coordenador da Compdec-JP reforçou ainda a importância das medidas de segurança que devem ser adotadas em caso de chuvas fortes, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade.  

Como acionar a Defesa Civil – Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 98831-6885 (WhatsApp) ou pelo telefone 199, que está em fase experimental, ou ainda pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore. O serviço funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.